- 🗞️ PORTAL MITZ | Newsletter
- Posts
- 6 Dicas para Escrever PROMPTs melhores
6 Dicas para Escrever PROMPTs melhores
Só não aprende se não quiser!
Na seção de AI desta semana no PORTAL, compartilharemos 6 dicas para melhorar suas escritas na hora de gerar os PROMPTs, que são os comandos que você escreve ao falar com ChatGPT, por exemplo.
Como você já deve saber, a qualidade das respostas do Chat serão de acordo com a qualidade das perguntas. Quanto mais específico e completo você for nas suas perguntas, melhor e mais úteis serão as respostas da ferramenta.
Com isso, abaixo estão algumas dicas que podem te ajudar a extrair mais dá máquina.
Precisão na Formulação
Escreva instruções claras alinhadas com objetivos de negócios. Exemplo: Em vez de perguntar: “fale-me sobre carros”, que é um prompt vago, você pode perguntar: “forneça um resumo detalhado das últimas tecnologias de veículos elétricos e seu impacto na indústria automotiva.”
Esse prompt preciso se alinha com o objetivo de negócios de coletar informações específicas sobre veículos elétricos.
A Referência é Importante
Forneça texto relevante para o contexto e precisão. Quanto mais contexto e mais a máquina entender seu ponto de vista, mais precisa será a resposta.
Exemplo: Ao buscar informações sobre um conceito científico específico, você pode incluir um texto de referência como: “baseado em pesquisas recentes publicadas no Journal of Science” antes de fazer a pergunta.
Esta referência fornece contexto e enfatiza a necessidade de informações precisas.
Dividir para Conquistar
Divida tarefas complexas em subtarefas mais simples para melhor compreensão. Assim como objetivos grande de vida, é melhor separá-los em objetivos menores para ir conquistando aos poucos até chegar no grande.
Exemplo: Em vez de perguntar: “explique a física quântica”, que é um tópico complexo, você pode dividi-lo em subtarefas como: “explique o conceito de superposição na física quântica” e “descreva a importância do emaranhamento quântico”.
Talvez não tenha sido o melhor exemplo, mas espero que você tenha entendido. Esta abordagem ajuda o modelo a compreender e fornecer respostas mais precisas para os componentes individuais.
Paciência é uma Virtude
Permita que o modelo tenha tempo para “pensar” para obter resultados ótimos. A exigência computacional necessária para fazer a Inteligência Artificial funcionar é bem alta, portanto deixar ela pensar mais um pouco pode fazer a diferença.
Exemplo: Ao usar um chatbot para suporte ao cliente, permita que o modelo tenha um momento para analisar a consulta do usuário e fornecer uma resposta ponderada.
Um atraso de alguns segundos antes de exibir a resposta pode melhorar a qualidade da resposta, pois o modelo tem mais tempo para processar as informações.
Sinergia Externa
Integre ferramentas externas estrategicamente para capacidades ampliadas. Podem ser extensões do Chrome ou até ir na aba de PLUG INs dentro do ChatGPT para conseguir expandir a utilidade da ferramenta.
Exemplo: Se você é um designer, pode usar o DALLE dentro do ChatGPT para criar imagens, mas além disso, pode conectar o PLUG IN do Canvas dentro do Chat. Assim, você pode dar o comendo dentro do site e a ferramenta criar um novo design para você dentro do Canva. Cada vez mais os aplicativos e hardwares serão interligados.
Teste Sistemático
Use OpenAI Evals para testar mudanças de prompt de forma sistemática.
Exemplo: Ao fazer alterações nos prompts do seu chatbot ou nos dados de treinamento, use OpenAI Evals para testar essas modificações de forma sistemática.
Se você está refinando prompts para um chatbot médico, execute uma série de avaliações com diferentes variações para avaliar o desempenho e ajustar o modelo de acordo.
É um fato que cada vez os tals dos PROMPTs farão parte de nossas vidas, que nada mais é do que uma palavra em inglês para “comando”.
Em breve, abriremos a Siri no iPhone e falaremos para fazer um pedido no iFood de uma pizza de calabresa com queijo da pizzaria que você gosta, pedindo também para tirar a cebola, e 40 minutos depois a sua campainha estará tocando. Será assim, tudo bem integrado, e usaremos bastante os comandos de voz.
Se isso acontecer um dia e você lembrar deste texto, não nos deixe de mandar mensagem!
Essas foram dicas práticas e rápidas de como usar melhor o ChatGPT a seu favor e esperamos que você teste e veja melhorias nas respostas. Como sempre, queremos gerar valor a você para o seu dia a dia. IA fará cada vez mais parte de nossas vidas, você gostando ou não.
Portanto, não deixe de se inscrever para receber mais sobre conteúdos de IA, e também sobre mais temas que ajudam empreendedores a levarem suas empresas e vidas profissionais para o próximo nível. Até a próxima!
PS: se quiser mais conteúdos sobre empreendedorismo, não deixe de seguir minha newsletter em que posto no LinkedIn semanalmente. Você pode conferir clicando aqui.