- 🗞️ PORTAL MITZ | Newsletter
- Posts
- 10 Dicas para melhorar sua vida Instantaneamente
10 Dicas para melhorar sua vida Instantaneamente
Saia do automático, absorva esses insights!
Vamos para mais um texto com insights que podem melhorar sua vida pessoal, com dicas práticas que você pode aplicar ainda hoje. Seguimos no foco de compartilhar conteúdos para levar você ao próximo patamar e ser uma pessoa de alto nível. Bora!
Muitas vezes estamos tão acostumados com nossa rotinas que entramos no automático e não paramos para perceber o que pode ser melhorado.
Portanto, neste texto, queremos compartilhar 10 dicas para que dar o estalo na sua vida, que você pode mudar ainda nesta semana. Mudanças simples, mas que podem fazer a diferença.
Esse é o texto para te fazer sair do automático por alguns minutos e te fazer refletir em alguns tópicos que podem te ajudar a melhorar a sua vida, de maneira rápida.
Vamos aos tópicos.
1. Melhore seu sono
Quando somo mais jovens, costumamos adotar a ideia de que se deveria acordar o mais cedo possível e aproveitar ao máximo cada dia.
Ebora isso ainda seja verdade até certo ponto, uma coisa que se torna mais importante ao longo dos anos é a qualidade do sono.
Não importa se você acorda regularmente às 5 da manhã, se acorda cansado, com uma enxaqueca e absolutamente sem ânimo para fazer nada.
O clube das 5 da manhã é em grande parte um mito para a maioria das pessoas; acordar super cedo não faz absolutamente nada além de lhe roubar um sono de qualidade.
Além disso, há muitas maneiras de medir com precisão a qualidade do seu sono, o que também significa que você pode trabalhar para melhorá-lo.
Pense assim: você passa um terço da sua vida dormindo, que, estatisticamente, isso significa cerca de 26 anos da sua vida. Você investiria o mínimo esforço que melhoraria instantaneamente 26 anos da sua vida?
Essa é uma decisão bem fácil, certo? E é assim que você faz. Vá para a cama e acorde no mesmo horário todos os dias.
Faça do seu quarto um lugar silencioso, escuro e confortável. É basicamente isso.
Invista num bom colchão, travesseiros e lençóis, que com certeza irão valer a pena. Pense como um investimento, não como gasto.
2. Desconte-se
Fique desconectado o máximo de tempo que conseguir e, por desconectado, quero dizer não pegar seu telefone logo pela manhã, abrir o YouTube, verificar o Instagram, olhar seus e-mails e todas essas coisas.
A realidade é que, hoje, a Internet tem uma função primária de mantê-lo o maior tempo possível para mostrar o máximo de anúncios possível. Para que você compre o máximo de coisas possível. Não é mais sobre conectar pessoas.
Essa é a razão pela qual toda plataforma tem uma rolagem infinita. Para que você fique preso na roda do hamster.
O ponto é que, no minuto em que você entra nesse buraco negro, sua mente é inundada com informações inúteis, e não fomos construídos para isso. Não evoluímos para lidar com todo esse excesso de informações e ficar travados por não saber para onde ir, que é bastante recente em nossa história.
Pense que o ser humano tem milhares de anos de existência e somente 12 anos com redes sociais.
De fato, hoje em dia, todos nós somos velhos o suficiente para lembrar dos dias em que éramos jovens e não existia algo como a internet. E o tempo parecia passar mais lentamente.
A única maneira que encontramos para lidar com isso é ficar fora dela o máximo possível de manhã e focar no nosso trabalho, nas tarefas que realmente move as coisas adiante.
Claro que não vamos vender tudo e nos mudar para uma cabana na floresta e pescar o dia todo. Você ainda precisa ser capaz de existir e funcionar no mundo moderno.
Mas isso não significa que você precisa estar online o tempo todo. Nada realmente acontece além de distração infinita de qualquer forma. Se possível, tente não tocar em tecnologia pelo menos nas primeiras horas do dia.
3. Mais devagar
Agora, continuando com a ideia da tecnologia, isso era para nos tornar mais rápidos e eficientes, e todos sabemos que não é mais bem assim.
Não vou entrar nessa discussão, com certeza muitas pessoas são muito mais eficientes hoje com as tecnologias que temos do que antigamente, mas para a maioria das pessoas, está mais atrapalhando do que ajudando.
Você costumava ter que ir fisicamente a reuniões, então, realisticamente, você poderia ter uma de vez em quando. Mas agora, como tudo está a um clique de distância, você pensaria que terminaria rapidamente.
Mas, de acordo com estatísticas de 2019, cerca de 300 bilhões de dólares em tempo são desperdiçados em reuniões sem sentido, somente nos EUA, pré pandemia. Mas isso não é apenas sobre reuniões.
Tudo é feito mais rapidamente, o que geralmente se traduz em ter que fazer mais coisas, em vez de ter mais tempo. Pense nisso.
Você assiste vídeos em uma velocidade de uma 1,5x, mas não para terminar mais rapidamente, e sim para assistir ainda mais vídeos. E essa maneira ultra rápida de fazer as coisas em direção ao crescimento infinito não é sustentável. É por isso que todos estão esgotados ou desmotivados.
Então, sempre que puder, tente fazer as coisas lentamente e reserve seu tempo. Imagine se a partir de hoje, cada e-mail precisasse ser escrito manualmente com caneta e papel. Sua caixa de spam provavelmente iria a zero rapidinho quando você realmente tirasse o tempo adequado para fazer algo.
Você passa a vivenciar pelo que realmente é.
4. Cuide da sua saúde
O corredor de maratona mais velho começou a correr quando tinha 89 anos e continuou correndo até atingir 108. Agora ele tem 109 e finalmente pendurou seus tênis.
É uma história muito inspiradora, só que, bem provavelmente, não é você. Estatisticamente falando, quanto mais você demora para cuidar da sua saúde, mais difícil será recuperá-la.
E só porque existem algumas exceções aqui e ali, isso não significa que seja a norma. São a exceção.
Não se engane pensando que ainda tem tempo até causar danos irreversíveis a si mesmo. Realmente não deveria ser surpreendente que saúde melhor equivale a uma melhor qualidade de vida. Todo mundo sabe disso.
A questão é quando será o dia em que você começará a fazer realmente algo a respeito? Será tarde demais? Você ainda terá a força e a vontade para levar isso adiante?
Entenda que você é jovem para sempre até que, de repente, não é mais.
5. Entre em contato
Se você olhar mais amplamente, todo mundo fica em seu quarto esperando que alguém mande uma mensagem e ninguém faz nada se for um pouco inconveniente. Mas não é assim que deveria ser feito.
Você pode ser aquele que une as pessoas. Você pode organizar, planejar, fazer telefonemas, enviar mensagens, fazer reservas para jantar e outras opções de se conectar mais com as pessoas.
Você não faz isso porque ninguém mais faria, mas faz porque investe em relacionamentos que são importantes para você. Não há ganho ou moral superior por ser inalcançável ou distante.
Somos tribais por natureza, por mais que muitos de vocês gostem de se considerar lobos solitários.
Você precisa de pessoas ao seu redor para compartilhar experiências e criar memórias, e é muito mais fácil fazer isso quando você não espera sempre que os outros enviem a primeira mensagem. E indo mais além, é muito melhor se conectar fisicamente do que digitalmente.
6. Passe algum tempo sozinho
Por outro lado, você também precisa passar algum tempo sozinho. Você precisa de introspecção e solidão para realmente conhecer e entender a si mesmo.
As pessoas se acostumaram tanto a rolar feeds e serem entretidas a cada intervalo de dois segundos que esqueceram como é estar sozinho consigo mesmos e com seus pensamentos.
Acreditamos que é algo que cada vez mais temos dificuldade em fazer. Sempre tem algum conteúdo para consumir, algum vídeo para ver, algum livro para ler que esquecemos de ficar a sós com nós mesmos.
Já achamos isso antinatural e estranho hoje em dia. Essa urgência de sempre fazer algo ou sempre clicar em algo, e isso rouba sua própria personalidade. Há benefícios incríveis em passar algum tempo consigo mesmo.
Pode ser algo tão simples quanto uma caminhada matinal no parque com apenas você, o vento e os pássaros. É um momento importante em que você cava um pouco mais fundo no que realmente o motiva e no que realmente importa para você.
Isso o mantém com os pés no chão e mais calmo em um mundo que o força a se sentir agitado e ansioso o tempo todo.
7. Passe algum tempo na natureza
Falando em caminhada no parque, outra coisa que descobrimos ter um impacto imenso na qualidade de nossa vida é quanto tempo você passa cercado pela pura natureza.
A natureza tem essa maneira única de oferecer perspectiva. Ela lembra você de quão grande o mundo realmente é e quão pequenos são seus problemas em comparação.
Ela também reduz os hormônios do estresse, fazendo você se sentir mais em paz e relaxado. Pense em passar tempo na natureza como um investimento estratégico do seu tempo para alcançar o equilíbrio e consertar coisas facilmente consertáveis.
Mude o pensamento. Em vez de pensar em perda de tempo, pense como algo que vai te tornar mais eficiente, como um celular carregando a bateria.
8. Conserte o que é fácil de consertar
Apenas pense em todas as pequenas irritações que você encontra diariamente. Uma dobradiça de porta rangendo, uma torneira pingando, uma gaveta que emperra ou uma lâmpada que precisa ser trocada.
Cada uma dessas coisas, isoladamente, são menores e sem grande importância, e você meio que aprende a conviver com elas porque nunca encontra tempo para consertá-las, porque de alguma forma você sempre tem algo melhor ou mais importante para fazer.
Mas veja, todas essas coisas juntas representam atrito na sua vida diária. Elas tornam tudo um pouco mais irritante e fazem você se acostumar com coisas sendo um pouco mais irritantes a cada vez.
Então, faça uma lista de todas as pequenas coisas que incomodam você e comece a eliminá-las. Você também se livra de pequenas fontes de frustração e, além disso, cria um hábito importante de resolver problemas.
Quando você cuida das pequenas coisas, está reforçando o hábito de não ignorar problemas, não importa quão insignificantes ou irrelevantes eles possam parecer na superfície.
9. Alcance e ajude os outros a fazer o mesmo
Com base em nossa própria experiência pessoal, a satisfação com a vida melhora muito quando você faz uma dessas duas coisas.
A primeira é quando você faz algo do início ao fim, do qual se orgulha realmente. A sensação de realização e satisfação é incomparável. Quando você cria, realiza ou constrói algo do qual se orgulha, isso instila um sentimento de autoeficácia e confiança. É um sentimento profundo. Faz você se sentir poderoso e alto, e dá a motivação para fazer mais.
E igualmente, se não mais gratificante, é o ato de ajudar os outros a fazerem o mesmo. Isso lhe dá um senso de propósito e realização que é difícil de replicar e explicar. Trata-se de compartilhar a alegria e o orgulho da conquista de outra pessoa, sabendo que você teve um papel na jornada dela. E, por último…
10. Comprometa-se
Seja lá o que for que você faça, não faça de qualquer jeito. Em vez disso, faça como se fosse o seu trabalho.
Você nem sempre vai estar no seu melhor, mas você pode sempre se comprometer com um trabalho que não seja feito pela metade. Se você faz uma caminhada no parque, aproveite-a plenamente. Se você está em uma reunião, deixe seu telefone no silencioso. Se você inicia um novo projeto, dê o seu melhor.
Se você se compromete, descobrirá que uma, as coisas que você pensava serem difíceis são na verdade mais fáceis. E dois, você encontrará uma nova apreciação da contribuição que pode ter quando sempre dá o seu melhor.
Você percebe que o seu melhor continua melhorando, você continua evoluindo e isso é algo que sempre melhorará sua vida.
Esperamos que você tenha aprendido algo valioso aqui hoje.
Como sempre, e cada vez mais, queremos compartilhar conteúdos que podem ajudar nossos leitores, com conteúdos práticos que não sejam difíceis e demorados para serem aplicados.
Se você ainda não é inscrito, não deixe de se inscrever para receber nossos artigos no seu inbox, além de dar uma força para nós.
Estamos ativos no Instagram, você pode entrar em contato com sugestões se quiser.
Até a próxima!